Bakanices

07 fevereiro, 2011

Arte mundana

The Dream - Henri Rousseuau. MoMa, NY.
Bom dia!

Caros leitores, hoje a leitura diária do jornal me trouxe várias inspirações e reflexões. O mundo está encolhendo, é um fato, a globalização cumpre o papel de grande ponte entre vários pontos do globo. Ok, isso é mais do que visível, já faz tempo que cai nos vestibulares (preciso exorcisar esse mal da minha vida) e é pauta de debates, mas quando li a notícia de que o Google lançou seu "Google Art Project" essa palavrinha - globalização - veio imediatamnete na minha cabeça.
O site lançado pela empresa reúne cerca de 17 galerias de todo o mundo, com seus respectivos acevos selcionados e seu interior, quase todo, apto para exploração. Não, nenhum dos museus partcipantes está na íntegra no site, nem o seu acervo completo, maaas a experiência é BEM válida. O zoom nas imagens impressiona, cada pincelada e nuance de cor está lá, super próximo, mesmo que esteja em uma obra prima de Van Gogh, guardada em seu museu, em Amsterdam, um tanto quanto longe.

The Cathedral - Frantisek Kupka. Museum Kampa, Praga.
 Não só o museu de Van Gogh aguarda visitação, mas o Tate Britain de Londres, O Palácio de Versailles, o Museu Kampa em Praga, e muitos outros. O estilo do tour digital é como o do Google Street View, com adicionais; além de caminhar pelas salas, há a possibilidade de ver a localização da galeria e saber mais sobre a pintura e o artista em questão.
Para os apaixonados por belas obras, para os necessitados por cultura, para os curiosos: http://www.googleartproject.com/

Bon voyage

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? Deixe sua opinião! Não esqueça de se identificar! Deixe o enderço do seu blog ou site para podermos trocar ideias! Obrigado pela visita!!