Hoje o papo é música, poderia ser sobre viagens espacias, afinal para entender o som de Sun Ra Arkestra saber um pouco sobre o espaço sideral é adequado.
Afinal o músico fundador da orquestra de jazz, Herman Poople Blount, só se entregou para o mundo da música depois de uma viagem a Saturno. Na qual os alienígenas o aconselharam a largar a faculdade e montar uma banda. A partir de então o americano natural do Alabama passou a ser conhecido como Sun Ra: homenagem no deus egípcio do sol, Ra. Se conheceu ou não ou anéis de Saturno eu não sei, mas ele foi o percussor do chamado afrofuturismo e sua música, juntamente com sua performance, são atemporais e deixam críticos especializados intrigados até hoje.

O chamado afrofuturismo era um movimento de artistas negros que utilizavam a ficção científica em seu trabalho como forma de transcender o preconceito.
A orquestra que conta com um percussionista brasileiro se apresenta no Sesc Pompéia em São Paulo no próximo sábado no Nublu Jazz Festival, informações 11-3871- 7700.
Sun Ra ficou na direção da orquestra até sua morte em 1993, depois disso Allen, integrante da banda desde 1958 assumiu seu lugar.
Allen continuou a expandir o afrofuturismo pelo mundo da música e influenciou gerações de artistas. Entre eles Nação Zumbi, Janelle Monáe, Gerorge Clinton e muitos outros.
Com trabalho extenso e muito criativo, Sun Ra e sua Arkestra são fonte inesgotável de sonoridade e misticismo. Um de seus incríveis trabalhos, no qual dá pra ter uma boa noção de como ele expressava sua música, é a composição de “Pink Elephants On Parade”, da trilha sonora do clássico da Disney Dumbo, de 1941.
Para saber mais sobre esse músico e essa banda fantástica o site oficial deles é esse: http://www.elrarecords.com/sunra.html
Um bom blog com bastante informação a respeito e bons vídeos é esse aqui:
E a matéria da Folha de São Paulo sobre a música espacial:
Por hoje é só!
Ai está a música do filme Dumbo, um dos meus favoritos <3
#beijosespaciais
Muito maneiro! E essa música de Dumbo é demais!
ResponderExcluir