Bakanices

30 junho, 2011

A arte da filosofia

Boa noite pessoas!
Tudo bem?
Estou em clima de despedidas, de chegadas e partidas...mudanças...e o novo sempre assusta, não é mesmo!?
Mas hoje não vamos falar de novidades, muito menos de mudanças.
Hoje, que tal brincar de filosofar?! Melhor ainda, filosofar falando de arte!
Huum...aí sim heim!
Já postei aqui, discutindo a questão do comercial e do conceitual na moda, e no post a chamada moda conceitual é expressão pura do que o estilista pensa a respeito de determinado tema. Acredito que isso seja expressão artística...mas e se a ideia conceitual for uma mulher envolta em papel film? Isso é arte?
Expandindo para o campo da arte mesmo, pinturas e artistas plásticos. Quantas vezes você ja ouviu ou se perguntou se uma tela com um monte de borrões era arte? Obras modernistas do começo da década de 1920 sofreram muito com esse tipo de comentário da crítica, tanto na Europa, quanto aqui no Brasil. Mas essas ditas obras causaram tanto espanto por serem uma forma completamente nova de olhar o mundo - quem disse que eu não ia dar um jeito de abordar a temática 'novidades'?! -. Pois então, o novo realmente assuta. Mas, mais do que a novidade, muitos críticos questionavam qual o real limite da arte? Qual sua função, enquanto veículo da expressão humana?
Essa discussão é combustível de público e de crítica, vide o famoso texto de Monteiro Lobato sobre a exposição futurista de Anita Malfatti de 1917. "Paranóia ou Mistificação" afirma "Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que veem normalmente as coisas e em consequência disso fazem arte pura… Se Anita retrata uma senhora com cabelos geometricamente verdes e amarelos, ela se deixou influenciar pela extravagância de Picasso e companhia - a tal chamada arte moderna..".
Em sua opinião arte moderna é menos arte que os rabiscos incoscientes vistos em manincômios.
Para pensar...
O que faz arte? Ser arte significa ser belo? Estar de acordo com a estética? O que afinal a expressão tem com a arte? O que é arte?
Começando a filosofar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? Deixe sua opinião! Não esqueça de se identificar! Deixe o enderço do seu blog ou site para podermos trocar ideias! Obrigado pela visita!!