Bakanices

25 janeiro, 2012

Pauliceia Desvairada

Não é só Tom que faz aniversário hoje, São Paulo em seu esplendor de capital completa 458 anos de fundação!


Há alguns anos, numa das vezes que fui ao Mercado Municipal de lá experimentei o tradicional lanche de mortadela (que é uma delííícia!!!!!). Pois bem, fui a um box e quem me atendeu foi o dono do estabelecimento, um velhinho muito fofo e charmoso. O senhor, percebendo meu encanto por um brasão pendurado na parede, propôs o seguinte desafio: se eu acertasse o lugar de origem do brasão ganhava o lanche e o suco de graça.
Eu tentei todas as cidades possíveis do globo, mas não consegui acertar e perdi o lanche. Mas ganhei de presente a resposta. A cidade de São Paulo possui um brasão não muito conhecido fora das pinturas dos ônibus. E a tradução do seu lema é, o que o próprio senhor disse, o berço da arrogância paulista: "Não sou conduzido, conduzo".





 Arrogante ou não SP não para! Com seus mais de 11 milhões de habitantes a terra da garoa foi fundada pelos padres Jesuítas, em busca de índios para catequizar.  Com ares frios e temperados como os de Espanha, foi escolhida para ser o pouso ideal para os viajantes.
De lá pra cá muita coisa mudou, o primeiro colégio construído pelos religiosos foi cercado por grandes arranha-céus, carros, ruas e avenidas.

 Aqui um pouco mais da história da cidade

O site de notícias G1 fez um vídeo com alguns números curiosos sobre São Paulo, pra quem quiser espiar aqui está!





E pra terminar o post, a noite e o dia de tantas comemorações, uma bela poesia de Mário de Andrade, apaixonado pela cidade e paulistano convicto!
Viva a pauliceia desvairada!!!


"INSPIRAÇÃO

São Paulo! comoção da minha vida...
Os meus amores são flores feitas de original...
Arlequinal!... Traje de losangos... Cinza e Ouro...
Luz e bruma... Forno e inverno morno...
Elegâncias sutis sem escândalos, sem ciúmes...
Perfumes de Paria... Arys!
Bofetadas líricas no Trianon... Algodoal!
São Paulo! comoção de minha vida...
Galicismo a berrar nos desertos da América!"



#beijo

Um comentário:

  1. "Não sou conduzido, eu conduzo" adoreei, digno de uma cidade tão "fofa" ;) haha

    ResponderExcluir

O que achou? Deixe sua opinião! Não esqueça de se identificar! Deixe o enderço do seu blog ou site para podermos trocar ideias! Obrigado pela visita!!